sábado, 1 de agosto de 2009

BLADE RUNNER

*texto escrito em 11/11/2008
Blade Runner, o caçador de andróides, é um filme americano lançado em 1982 e dirigido por Ridley Scott. O ator principal é Harrison Ford, que interpreta Rick Deckard, um ex - caçador de andróides, em uma futurista Los Angeles de 2019 com grandes construções e carros voadores.

Segundo a narrativa do filme, no início do século XX, a Tyrel Corporation, empresa do ramo da robótica, criou seres virtualmente idênticos ao Homem, batizados de replicantes, que em sua fase Nexus 6, eram mais fortes, mais ágeis e no mínimo tão inteligentes quanto os engenheiros genéticos que os criaram. Suas finalidades eram trabalhar na exploração e colonização de outros planetas.

Após um motim de replicantes em uma colônia, eles foram declarados ilegais na Terra, sob pena de morte caso algum fosse encontrado.

Com a suspeita de que quatro replicantes haviam invadido a Terra, Deckard é chamado para analisar o caso e destruir os invasores.

O filme propõe uma reflexão sobre o avanço da tecnologia, o desenvolvimento da sociedade, a superficialidade das relações humanas e as conseqüências de um capitalismo selvagem onde o único objetivo é o lucro, sem se importar com o meio ambiente ou com o crescimento das desigualdades sociais no planeta.
Ainda é possível destacar cenas interessantes que caracterizam o longa como o grande outdoor com o símbolo da Coca – Cola e a frase de Tyrel, dono da coorporação, quando diz que a meta da empresa é o comércio e o que lema é produzirem robôs mais humanos que os humanos.
Thiago Luis

0 comentários:

Postar um comentário