terça-feira, 15 de junho de 2010

O futebol e a Sétima Arte

* Texto publicado no dia 10/06/2010 no Jornal Bleh! Acesse!


Neste mês de junho, o Brasil será 190 milhões de corações pulsando e respirando futebol.
Pensando nisso, nós selecionamos os melhores encontros entre o futebol e a sétima arte. Assim você pode se preparar para cada jogo da Copa do Mundo, acompanhando diferentes histórias e relembrando momentos e lances memoráveis.
Afinal, como não reconhecer a mais genuína arte ao ver um belo gol? Como não perceber a ironia de uma artista ao realizar um belo drible? Ou, como não sentir o suspense e drama de um zagueiro diante de um atacante?
Além disso, qual brasileiro nunca pensou em ser um jogador, ou, não conheça alguém que já tenha sonhado em ser? Talvez existam exceções, mas sem dúvida, nenhum esporte é tão representativo e tão parte do cotidiano do nosso país como o futebol.
Pelé Eterno e Isto é Pelé

A maior estrela do nosso futebol não poderia ficar de fora dessa lista e destacamos duas homenagens que ele recebeu nas telonas. Isto é Pelé, de 1974, e Pelé Eterno, de 2004, contam em detalhes a história do ídolo, desde a infância até o encerramento da carreira nos Estados Unidos. Para os mais novos, tão acostumados com os dribles de Robinho, Ronaldinho e Neymar, o filme é uma aula, ministrada pelo "rei" do futebol.

Garrincha

Garrincha, interpretado pelo ator André Gonçalves, de 2003, mostra ao público toda a personalidade do "anjo das pernas tortas", como imortalizou Ruy Castro. O filme é repleto de cenas reais de jogos de Garrincha, como durante a Copa de 1958 e 1962, além de diversos jogos com a camisa do Botafogo.




Linha de Passe

Dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, o filme conta a história de Dario, seus três irmãos e sua mãe, todos moradores da periferia de São Paulo. O grande sonho de Dario é ser jogador de futebol. O filme foi aplaudido de pé no Festival de Cannes, em 2008, e ainda rendeu o prêmio de melhor atriz pela atuação de Sandra Corveloni.

Hooligans

O estudante norte-americano Matt Buckner, interpretado por Elijah Wood, viaja para a Londres, Inglaterra, para visitar a irmã. Lá, ele conhece os famosos hooligans do futebol inglês. O filme retrata o lado das torcidas e do excesso que transforma a paixão pelos clubes em violência entre os torcedores.



Lançado em 2005, a trilogia conta a história do garoto mexicano, Santiago Munez, que, enfrentando os problemas de saúde e a desconfiança do pai, sai de Los Angeles para jogar no NewCastle, da Inglaterra, e depois conquistar o mundo.

O mundo a seus pés



O Cosmos, time de futebol norte-americano, foi uma das sensações durante a década de 70 e ajudou a difundir o esporte nos Estados Unidos. Entre os ilustres jogadores que atuaram pela equipe, estão o ídolo alemão Franz Beckenbauer, Pelé e o atacante italiano Giorgio Chinaglia. Um filme interessante que mostra o poder e a força do futebol, mesmo em país sem o costume de praticar esse esporte.

0 comentários:

Postar um comentário